Dra.Cristina Canossa Presidente do PSDC
A HISTÓRIA ESTUDA O PASSADO, PARA ENTENDER O PRESENTE E CORRIGIR O FUTURO.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

PEÇA DE TEATRO - PEQUENA HISTORIA

ASSESSOR
- Seu prefeito! O povo tá querendo uma tal de REI..., uma tal de REI..., REINDIVICAÇÃO.
PREFEITO
- Reivindicação seu lerdo.
ASSESSOR
- E o que é isso seu prefeito?
PREFEITO
- Pidonchagem. É isso aí, pidonchagem. Como sempre, certamente vieram pedir alguma coisa.
ASSESSOR
- I é, seu prefeito?
PREFEITO
- É. Eles devem tá querendo emprego, isso sim.
- Eu conheço muito bem esse tipo de ingratidão.
- Vá lá fora e deixe entrar dois representantes.
O ASSESSOR SAI CORRENDO E VOLTA COM DUAS PESSOAS.
ASSIM QUE AS PESSOAS ENTRAM O PREFEITO FALA:
PREFEITO
- Meus correligionários!! É uma honra recebê-los aqui na casa do POVO!
1º REPRESENTANTE
- Deixa de cunversa prefeito!
2º REPRESENTANTE
- É isso mesmo! Esse papo furado não engana mais ninguém!
PREFEITO
- Comigo não tem papo furado não! E ainda mais com vocês que são de dentro da minha cunzinha!
1º REPRESENTANTE
- Sei! Tá achando que nós somos esses “bobo réio” aqui da cidade?
2º REPRESENTANTE
- Da sua cunzinha, hum! O senhor tá é querendo cunzinhá a gente em banho maria, isso sim!
O PREFEITO SE FAZ DE DISSIMULADO E CONTINUA
PREFEITO
- Mas o que é que os meus eleitores desejam?
1º REPRESENTANTE
- Ação prefeito!
2º REPRESENTANTE
- Nos queremos que o senhor mostre serviço! Que faça alguma coisa!
PREFEITO
- Mais do que tenho feito? Se vocês não sabem, depois que assumi a prefeitura, já reformei a casa e melhorei a fazenda.
1º REPRESENTANTE
- Cunversa prefeito. Além da prefeitura tá caindo aos pedaços, aqui nessa casa continua a maior bagunça. Ninguém trabalha!
2º REPRESENTANTE
- Por falar em fazenda, a fazenda pública piorou depois que o senhor entrou. É só aumento de imposto e muito desvio de dinheiro.

PREFEITO
- Não é nada disso que eu tô falando não! Tô falando que a minha casa depois da reforma ficou muito mais confortável, e que a minha fazenda tá cheinha de gado. Tô até comprando mais treis fazenda!
1º REPRESENTANTE
- Não é isso que o povo quer prefeito!
2º REPRESENTANTE
- O povo quer escolas, hospitais, asfalto, água encanada...
PREFEITO
- Ora! Se eu fizer tudo isso [FAZER SINAL DE DINHEIRO COM OS DEDOS ENQUANTO FALA A SEGUNDA PARTE], não sobra nada pra mim!
1º REPRESENTANTE
- E o senhor acha que trabalha pra quem?
2º REPRESENTANTE
- Fique sabendo que o senhor trabalha para o povo que o elegeu. É! É pro povo que o senhor tem de fazer as coisas, e não pro senhor.
PREFEITO
- ÊPA!!! Auto lá! Não foi isso o combinado!
1º REPRESENTANTE
-Que combinado prefeito?
PREFEITO
- Na véspera da eleição!
2º REPRESENTANTE
- Véspera da eleição?
PREFEITO
- É! O combinado foi UM voto por PROMESSAS”. Pois então, comprei e paguei cada voto dos meus eleitores.
1º REPRESENTANTE
- Mais... mais....
PREFEITO
- Vocês fazem idéia do quanto tive de gastar com a campanha, camiseta, santinho, showmício e com as “¨PROMESSAS ”?
- Pois é, se eu não recuperar o INVESTIMENTO nesses quatro anos eu vou à falência.
- De onde vocês pensavam que eu ia tirar o dinheiro que pagou tudo isso. O salário de prefeito é muito pequeno. Por eso aumenté o salário antes de entrar Tão achando que dinheiro cai do céu?
- Agora vão saindo que eu ainda tenho muito dinheiro pra contá.
1º REPRESENTANTE
- Que negócio é esse de mandá a gente saí? Tá pensando que a prefeitura é do senhor?
PREFEITO
- Acho não, tenho certeza. Afinal, quem compra é dono.... xó, xó, xó! [E FAZ SINAL COM A MÃO COMO QUE ENXOTANDO CACHORRO]
ASSIM QUE OS REPRESENTANTES SAEM, EMPURRADOS PELO ASSESSOR, O PREFEITO VAI PARA O CENTRO DO PALCO E FALA COM A PLATÉIA.
- Ora essa, o povo tem de aprender: o que é combinado não é caro.
OLHA NOS OLHOS DA PLATÉIA E COM O INDICADOR APONTA PARA ELA.
- Se você quiser vender o seu voto, EU COMPRO. Só que depois, não me venha pedir escola, hospital, asfalto, água encanada...
- Comigo é assim, é “promessas” pra lá e VOTO pra cá. Pago o combinado, mas não aceito reclamação.
- É o que eu sempre digo: QUEM VENDE O VOTO, ALÉM DE SER CARA DE PAU, ENTREGA A SUA PRÓPRIA MORAL.
OLHA DIRETO NOS OLHOS DA PLATÉIA E FALA: EU NÃO PROMETI NADA.

2 comentários:

ALEX SPINOLA disse...

Pois é, meus amigos, esta é uma tragicômica metáfora para milhões de brasileiros, que direta ou indiretamente, acabam fazendo parte dessa grande PEÇA, desse grande CIRCO!!!.Agora, responda-me quem puder: Onde estão os palhaços, na plateia ou no palco?

Paulo Higa disse...

No teatro da vida temos os protagonistas para as lições da realidade do viver em diferentes momentos para sobrevivencia, adquirir bens, os afetos,vida social, status e plenitude do Estrelado.
Tudo tem o seu devido retorno, conforme as ações que emitimos neste palco da vida real.